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PIBID

Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Objetivos do Programa


  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Por: CAPES


O PIBID é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, mais informações, consulte: CAPES.

A ATUAÇÃO DO PIBID GEOGRAFIA NA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR

Atualmente, o Subprojeto Disciplinar de Geografia PIBID CAMEAM/UERN trabalha as ações do programa atuando nas Escolas Estaduais “Dr. José Fernandes de Melo” e “Profa. Maria Edilma de Freitas”, ambas sediadas em Pau dos Ferros (RN). Contando com uma equipe constituída por 01 (um) coordenador de área, 04 (quatro) professores supervisores e 20 (vinte) licenciandos. As orientações das atividades ocorrem em reuniões ordinárias no seio da universidade, na sala do PIBID/CAMEAM, bem como no Laboratório de Ensino de Geografia. Os alunos planejam as atividades a serem realizadas, de acordo com o plano de trabalho do Subprojeto e os supervisores acompanham e orientam-nos nas atividades, propiciando a dinâmica de esclarecer para todo o grupo envolvido as melhores estratégias de ações e intervenções a serem desenvolvidas na escola. Nesse sentido, as ações são acompanhadas na escola não somente pelo coordenador, mas também pelo supervisor que solicita nas reuniões posteriores as avaliações e síntese e registro do desenvolvimento das ações. O trabalho desenvolvido nas escolas objetiva melhor qualificar a formação dos discentes do curso de Geografia, buscando na prática a construção do aprendizado da licenciatura, não somente dos conhecimentos específicos, mas propiciar a interlocução das atividades com o meio em que o aluno está inserido. O referencial teórico-metodológico para orientar as intervenções, bem como a prática de pesquisas dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, dentre outros se fundamenta em Cavalcanti (1999); Callai (2013). Além disso, são formulados os conteúdos, desenvolvidas oficinas didático-pedagógicas, com produção de material auxiliar ao processo ensino-aprendizagem, tais como: cartilhas, mural de cartazes, seminários temáticos, jogos pedagógicos, seguindo olhar metodológico de Pontuschka & Oliveira (2006) - utilizando os conteúdos abordados em sala de aula, além de estudo sobre a realidade da comunidade do entorno da escola, socializando as atividades do semestre. O resultado destas ações és satisfatório, pois os envolvidos começam a perceber a mudança da Geografia como possibilidade de leitura e análise interpretativa da realidade socioespacial. Permite também fazer relações entre escola e comunidade, indivíduo e sociedade e escola e universidade - interações basilares na compreensão e construção complexa do ser professor de Geografia na Educação Básica. Percebe-se uma maior integração entre a escola e a universidade e o aumento do interesse pela geografia no entendimento da dinâmica do mundo contemporâneo. De modo especial, o subprojeto abre novas perspectivas para os licenciandos refletirem sobre o papel social que o educador deve assumir enquanto ser intelectual e sujeito social na sociedade contemporânea.